Instruções para Autores

A “Revista Africana de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável” aceita submissões dos seguintes tipos de artigos:

a. Artigos de pesquisa

Os artigos de pesquisa devem apresentar os resultados de uma pesquisa original. Esses manuscritos devem descrever como o projeto de pesquisa foi conduzido e fornecer uma análise completa dos resultados do projeto. Este tipo de artigo, deve ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

b. Breve comunicação

Breve comunicações são artigos curtos que apresentam novas observações com avanços significativos de potencial interesse para aa comunidade científica e social da área específica. Nesse tipo de artigos, os resultados apresentados podem não serem suficientemente elaborados para justificar um artigo de pesquisa completo, no entanto, deve fornecer provas convenientes do seu potencial importância.

c. Artigos de revisão

O manuscrito de revisão consiste na apresentação do progresso em assuntos para uma dada área específica dentro do escopo da revista. O objetivo é fazer uma análise crítica e aprofundada do estado da arte do ponto de vista de especialista altamente qualificado e experiente. Os autores do artigo devem possuir histórico comprovado e podem escrever com autoridade sobre o assunto proposto. Espera-se que todos os artigos de revisão apresentem o estado da arte e as questões críticas que foram resolvidas e os desafios que permanecem por resolver. Este tipo de artigo, deve ter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

d. Estudo de caso

Os estudos de caso relatam situações específicas de fenómenos interessantes, dando materiais relevante para apoiar a investigação e a educação através de experiências e eventos.

e. Comentários

Os artigos de comentários podem estarem direcionados a diversas áreas: ciências, política, sociedade. Em geral os comentários devem ser de interesse imediato para um público amplo (escrita acessível e não técnica) são encomendados pelos editores.

f. Nota de dados

As notas de dados fazem uma descrição breve e concisa de dados de pesquisa com finalidade de aumentar a visibilidade e transparência dos dados de investigação. Esse conjunto de dados deve ser depositado em um repositório recomendado antes de envio. Todas as submissões dos resumos devem seguir um modelo de notas que será recomendado. Cada nota de dados, terá limite de 1000 palavras, com a exceção de declarações, tabela, lista de abreviaturas e lista de referências). As notas de dados devem estar escritas de forma clara para que possa ser compreendida por um amplo grupo de cientistas, não apenas por especialista.

Submissão de manuscrito
Todos os manuscritos submetidos nesta revista implicam: que o trabalho não tenha sido submetido ou publicado anteriormente em qualquer outra revista; que a sua publicação tenha sido aprovada por todos os autores dela, se houver qualquer indício ou apresentação de uma reclamação de discórdia sobre a publicação do trabalho por um dos autores, a publicação será suspensa até que seja resolvida a situação. Em caso de qualquer reclamação depois de publicação, o editor não será legalmente responsável no caso de qualquer pedido de compensação.

Permissões

Autores que desejam incluir Tabelas, Figuras, ou passagens de texto que já tenham sido publicadas em outro lugar têm a obrigação de obter permissão do(s) proprietário(s) dos direitos autorais para o formato impresso e on-line e incluir evidências de que tal permissão foi concedida ao enviar seus artigos. A não observância de qualquer evidência de permissão todas as Tabelas, Figuras e ou passagens de texto que já tenham sido publicadas serão considerados originário dos autores.

Arquivos Fonte

Os autores devem fornecer todos os arquivos ​​relevantes submetidos editáveis em cada envio e revisão. Caso se observe que os arquivos enviados não são completos e nem editáveis ​​fará com que seu artigo não seja considerado para revisão. Para o texto do seu manuscrito, envie sempre em formatos comuns de processamento de texto, como PDF ou Word (Docx, Doc).

Formatação do manuscrito 

Folha de rosto

A página de título deve incluir:
a) Título conciso e informativo (tamanho 16 em Calibri, letras - não superior a 40, a negrito). 

No caso de manuscritos em português, o título deve estar escrito primeiro em português e depois em inglês. No caso de manuscritos em inglês, não há necessidade de escrever em português também.

b) O(s) nome(s) do(s) autor(es); Um título conciso e informativo; A(s) afiliação(ões) do(s) autor(es): instituição, departamento, país e cidade; Indicação do endereço de e-mail ativo, apenas do autor correspondente; Indicar o ORCID de 16 dígitos do (s) autor (es) se disponível;

Para autores que não sejam afiliados em uma instituição (temporariamente), indique apenas a cidade e o país de residência, e não o endereço de e-mail, a menos que seja especificamente solicitado.

Resumo gráfico 
O resumo gráfico é opcional, no entanto, devido ao impacto e chamada de atenção que faz ao artigo, o seu uso é incentivado. O resumo gráfico deve sintetizar todo conteúdo do artigo de forma concisa e pictórica, projetada para captar a atenção de um amplo público leitor. Os resumos gráficos deverão ser submetidos em arquivo separado no sistema de submissão on-line. A imagem deve ser legível, usando uma resolução de tela normal de 96 dpi. Tipo de arquivo preferido como resumo gráfico é JPEG e TIFF.


Resumo/Abstract (Tamanho 12, escritas em negrito e à esquerda)

O resumo é um parágrafo único. O resumo não deve conter abreviaturas indefinidas ou referências não especificadas. O corpo do resumo deve ser escrito usando a letra “Calibri”, tamanho 10, justificado, entre 150 a 300 palavras, estando escritos em português, num parágrafo e noutro, para o abstract, em inglês.

Palavras-chave:  Forneça de 3 a 6 palavras-chave que possam ser usadas para fins de indexação.

Seções numeradas no manuscrito 
Os autores do manuscrito devem claramente definir e numerarem as seções 1; 2; .... As subseções devem ser numeradas 1.1 (depois seguir na mesma subseção 1.1.1; 1.1.2; ....); 1.2 (depois seguir na mesma subseção 1.2.1; 1.2.2; ....); .... Cada título deve aparecer em sua própria linha separada. Qualquer subseção pode receber um título breve. 

Seções textuais e pós-textuais

Toda a parte textual e pré-textual deve ser formatada em fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, sem adicionar espaços antes ou depois dos parágrafos. As margens devem ser de 3 cm para a esquerda e superior, e 2 cm para a direita e inferior. Todos os títulos e subtítulos devem estar em negrito, alinhados à esquerda e numerados.

Introdução
A introdução deve contextualizar a temática, bem como a e destacar porque ele é importante, ou seja, destacar o diferencial que a proposta traz em qualquer um ou todos os âmbitos. O estado atual do campo de pesquisa deve ser analisado cuidadosamente e as principais publicações citadas. Portanto, a introdução deve: Inicie o texto causando algum impacto para dar mais atratividade; usar referências recentes; contar uma história; levar o leitor a entender o que tem sido feito no assunto; justificativa e objetivo principal do trabalho e destaque as principais conclusões. Mantenha a introdução compreensível para cientistas que trabalham fora do tópico do artigo.

Materiais e Métodos/Metodologias 

A metodologia é a mais importante para a condução de uma apreciação ética adequada. Novos métodos e protocolos devem ser descritos detalhadamente, enquanto os métodos já publicados devem ser resumidos e indicados por uma referência. Forneça o nome e a versão de qualquer software utilizado e deixe claro se o código de computador utilizado está disponível. 
Há necessidade de descrever a metodologia que foi utilizada; permitir que seja uma metodologia que outras pessoas consigam compreender e reproduzir, sempre que necessário; fornecer os detalhes da pesquisa, seja o mais direto e “distante” possível e evitem discutir metodologia.

Resultados
Os autores devem fornecer uma descrição concisa e precisa dos resultados experimentais obtidos. 

Discussão 
Os autores devem explorar o significado dos resultados, discutindo e interpretando na perspectiva de estudos anteriores e das hipóteses da pesquisa. As conclusões e as suas implicações devem ser discutidas no contexto mais amplo possível e é necessário destacar as limitações que o trabalho teve. Evite citações extensas e discussões da literatura publicada. Uma seção combinada de Resultados e Discussão é frequentemente apropriada.

Conclusões
Destacar de forma explicita as principais conclusões dos estudos, frisando a importância e relevância.

Agradecimentos
Todos os agradecimentos (se houver) devem ser incluídos no final do manuscrito, depois de conclusões, mas antes das referências. São agradecidos qualquer pessoa que tenha feito uma contribuição para a pesquisa ou manuscrito, assistência técnica e a agencias financiamento por apoio financeira. 

Notas de rodapé
As notas de rodapé podem ser utilizadas para fornecer informações adicionais, que podem incluir a citação de uma referência incluída na lista de referências, mas sem detalhes. As notas de rodapé do texto são numeradas consecutivamente; aqueles nas tabelas devem ser indicados por asteriscos, cardinal ou letras minúsculas sobrescritas. As notas de rodapé do título ou dos autores do artigo não recebem símbolos de referência.

Figuras
Todas as figuras devem ser citadas no texto em ordem consecutiva e devem ser numeradas com algarismos arábicos e colocadas no texto próximo ao ponto da primeira menção. 
Deve ser incluída uma legenda com o número da figura e uma breve descrição, de preferência apenas uma ou duas frases. 
A legenda deve ser compreensível sem referência ao texto. 
Os proponentes devem garantir que figuras semelhantes tenham resolução e qualidade semelhantes (todas as Figuras em preto e branco devem ter resolução semelhante entre si); 
Todas as Figuras coloridas devem ter resolução semelhante entre si, pelo menos 300 dpi.
Tipos de arquivo preferidos: JPEG e TIFF.

Gráficos 
A semelhança das Figuras, todos os devem ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos e colocados no texto próximo ao ponto da primeira menção. 
Os gráficos podem ter títulos breves descrevendo seu conteúdo e notas de rodapé, se necessário, para maiores detalhes.
Todos os Figuras coloridas devem ter resolução semelhante entre si, pelo menos 300 dpi.
Tipos de arquivo preferidos: JPEG, TIFF ou MS Office.

Tabelas 
As tabelas podem ser criadas usando o modo de texto de um processador de texto ou o recurso de formato de tabela. 
As tabelas devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e colocadas no texto próximo ao ponto da primeira menção. Cada tabela deve ter um título breve que descreva o conteúdo. 
O título deve ser compreensível sem referência ao texto. Os detalhes devem ser colocados nas notas de rodapé da tabela e não no título. 
As tabelas devem ser utilizadas quando os dados não podem ser apresentados claramente como narrativa, quando muitos números devem ser apresentados ou quando inter-relações mais significativas podem ser transmitidas pelo formato tabular. 
As tabelas devem complementar, e não duplicar, as informações apresentadas no texto e nas figuras. As tabelas devem ser simples e concisas.

Abreviaturas
Havendo abreviaturas que não sejam padronizadas, é melhor evitar abreviaturas. No caso de abreviaturas que são inevitáveis ​​no resumo devem ser definidas na sua primeira menção, bem como na nota de rodapé. Deve garantir a consistência das abreviaturas ao longo do artigo.

Unidades de medidas
Os autores devem ser utilizados Sistema Internacional de Unidades. As unidades imperiais e outras unidades devem ser convertidas em unidades SI sempre que possível.

Equações 
Os autores devem garantir que todas as equações que forem inseridas no manuscrito devem ser editáveis ​​pela redação e não aparecer em formato de imagem. Se você estiver usando o Word, use o Microsoft Equation Editor ou o complemento MathType.

Referências
Todos os dados, código de programa e outros métodos devem ser citados adequadamente. Toda essa informação, materiais devem ser reconhecidos como contribuições intelectuais originais e receber reconhecimento através de citações. Recomendamos preparar as referências com um software bibliográfico, como EndNote, ReferenceManager ou Zotero para evitar erros de digitação e referências duplicadas. 

As citações no texto devem seguir: (nome do autor ou autores e Ano de publicação):

As referências devem ser descritas da seguinte forma, dependendo do tipo de trabalho:

Artigo em revista 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do artigo [Título]. Nome da revista, volume(número), pag-pag. http://doi.org/xxxxx 

Livro
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do livro (xª ed.) [Título traduzido para inglês]. Editora. DOI ou URL 

Capítulo de Livro 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do capítulo [Título traduzido para inglês]. In A. A. Editor & B. B. Editor (Eds.), Título do livro (xª ed., pp. xx-xx) [Título traduzido para inglês]. Editora. DOI ou URL 

Artigo em livro de atas 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do artigo [Título traduzido para inglês]. In E. E. Editor (Ed.), Título do livro de atas [Título traduzido para inglês] (pp. xx-xx). Editora. http://xxxxxx 

Dissertação 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título da dissertação de doutoramento ou mestrado [Dissertação de mestrado/doutoramento não publicada]. Nome da instituição que atribui o grau. 

Artigo de imprensa 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano, dia mês). Título do artigo. Título do periódico, pp. xx-xx. http://xxxxxx 

Relatório 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do relatório [Título traduzido para inglês]. Editora. http://xxxxxx 

Comunicação oral 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título da comunicação [Título traduzido para inglês] [Comunicação oral]. Designação do Encontro Científico, Cidade, País. 

Póster 
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano). Título do póster [Título traduzido para inglês] [Apresentação de póster]. Designação do Encontro Científico, Cidade, País. 

Páginas web 
Autor, A. A. (data). Título do documento. Nome do site. Consultado a XX de XX de XXXX. http://xxxxx 

Legislação (exemplo) 
Decreto-Lei n.º 18/2000, de 18 de julho. Diário da República, 6.ª série — N.º 129. 

Cartografia 
Cartógrafo, A. A. (data). Título do mapa [Tipo de material]. Editora. http://xxxxx 

Video 
Realizador, A. A. (Realizador). (data). Título do filme [Tipo de fonte videográfica]. Estúdio. 

Audio 
Compositor, A. A. (data copyright). Título [Gravado por B. B. Artista, se for diferente do compositor]. In Título do álbum [Meio de gravação: CD, cassete]. Editora. (Data de gravação se for diferente da data de copywright). 

Declarações

Durante o processo de submissão dos manuscritos, os autores devem dar informações sobre:  declaração de financiamento, declaração conflito de interesse, declaração de disponibilidade de dados (caso seja uma pesquisa original) e contribuição dos autores (opcional para menor que 6 e obrigatório a partir de 6). No caso de um dos autores for membro do conselho editorial é necessário declarar essas informações na carta de manifestação de interesse.

Contribuições dos autores

Para garantir a maior transparência, é necessário que os autores correspondentes forneçam contribuições de coautores (opcional para menor que 6 e obrigatório a partir de 6) para o manuscrito, com base nas seguintes funções relevantes: Conceituação; Curadoria de dados; Análise formal; Aquisição de financiamento; Investigação; Metodologia; Administração de projetos; Recursos; Programas; Supervisão; Validação; Visualização; Funções/Redação - rascunho original; e Redação - revisão e edição. Observe que nem todas as funções acima mencionadas podem ser aplicadas a todos os manuscritos, e os autores podem ter contribuído através de múltiplas funções. Portanto, indique o que realmente for se enquadrar para vossa pesquisa.

Conflitos de interesse

Os autores devem declarar todos os interesses relevantes que possam ser percebidos como conflitantes. Há necessidade de os autores explicarem por que razão cada interesse mencionado pode representar um conflito para o manuscrito. Se não existirem conflitos, os autores devem declarar isso. 

Declaração de financiamento

Os autores devem declarar financiamento atual ou recente (inclusive para despesas de processamento do manuscrito) e outros pagamentos, bens ou serviços que possam influenciar o trabalho. Todo o financiamento, seja um conflito ou não, deve ser declarado na declaração de financiamento. 

Disponibilidade de dados

Esta declaração descreve como os leitores podem aceder aos dados que apoiam as conclusões do estudo e delinear claramente as razões pelas quais os dados indisponíveis não podem ser divulgados.

Declaração sobre o uso de IA Generativa na escrita científica

Os autores devem informar o uso de ferramentas de IA generativa na preparação de seus manuscritos ao submeterem seus artigos. Esta orientação refere-se exclusivamente ao processo de redação e não contempla o uso de IA para análise ou extração de dados durante a pesquisa: Ferramentas de IA generativa e tecnologias assistidas por IA podem ser empregadas apenas para aprimorar a clareza e a linguagem do texto. A aplicação dessas tecnologias deve ser acompanhada por supervisão humana. Os autores devem revisar e editar cuidadosamente os conteúdos gerados, uma vez que a IA pode produzir informações que, embora pareçam confiáveis, podem ser imprecisas, incompletas ou enviesadas. Os autores permanecem totalmente responsáveis pela precisão e integridade do conteúdo apresentado. Autores não devem atribuir autoria ou coautoria a ferramentas de IA ou tecnologias assistidas por IA, já que a autoria envolve responsabilidades e obrigações que só podem ser cumpridas por humanos. O uso de IA generativa na elaboração do texto deve ser declarado por meio de uma seção específica no manuscrito, inserida antes da lista de referências. A declaração aparecerá na publicação final. Exemplo:

Seção: Declaração sobre IA Generativa e Tecnologias Assistidas por IA

Declaração: Durante a preparação deste manuscrito, o(s) autor(es) utilizaram [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] para [PROPÓSITO]. Após o uso desta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisaram e editaram o conteúdo conforme necessário e assumem total responsabilidade pelo material publicado. Não é necessário declarar o uso de ferramentas básicas, como verificadores de gramática, ortografia e referências. Caso nenhuma tecnologia assistida por IA tenha sido utilizada, não é preciso incluir uma declaração. Consulte a política completa da Elsevier sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA, disponível em nossas Políticas GenAI para periódicos.

Nota: Para proteger os direitos autorais e a confidencialidade da pesquisa, este periódico, no momento, não permite o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como ChatGPT, por revisores ou editores durante a avaliação por pares. Esta política será revisada conforme novas ferramentas compatíveis forem avaliadas.